domingo, 1 de abril de 2012

Climatizador Ionizador e Aquecedor de Ambiente Komeco

Vou falar de um item que pode parecer inútil para algumas pessoas e que causa certa estranheza quando se fala desse tipo de equipamento, os climatizadores e enganam – se quem pensa que ele tem alguma coisa a ver com os ar – condicionados.
Na verdade o equipamento tem o conceito de funcionamento totalmente diferente, enquanto os ar - condicionados retiram a umidade do ar o climatizador faz com que a umidade seja agregada ao ar fazendo com que ela aumente.
Em locais onde a umidade do ar é baixa pode – se contrair uma série de doenças provenientes disso e por isso em alguns casos de doenças pulmonares o uso do ar – condicionado é desaconselhado pelos médicos, quem tem filhos pequenos sabe do que eu estou falando, por isso no meu caso comprei um climatizador e não um ar – condicionado.
O principio de funcionamento é básico o ar em contato com uma coluna de água que passa por um filtro de papelão no interior do aparelho, fica mais úmido e por causa dessa umidade tende a baixar sua temperatura, porém milagres não acontecem, muitos equipamentos vendidos na internet prometem fazer milagres abaixando a temperatura do ambiente em até 10° Graus...



Isso é quase impossível nos equipamentos encontrados em loja convencionais, pois sua potencia e coluna de contato com a água é pequena fazendo com que o ar não fique tão úmido a ponto de se baixar a temperatura tanto, outro fator determinante para isso acontecer é que o ar onde o equipamento seja instalado tem de estar seco, ou seja com a umidade baixa, porque se não o índice de umidade não irá aumentar não causando efeito nenhum de bem estar.
Quem nunca ao estar em locais quentes nunca sentiu aquela sensação de estar “cozinhando” como muitos falam, nesses locais a instalação de climatizadores irá diminuir e muito essa sensação trazendo sensação de bem estar.
Agora que você já esta mais ou menos ciente do funcionamento desse tipo de aparelho vamos falar do equipamento que pude adquirir para minha casa e que pude testar ao máximo já esta comigo há muito tempo e posso afirmar que o equipamento é de muita utilidade em casa e tenho notado uma série de benefícios no uso do mesmo.



O aparelho da Komeco possui além de funções de ciclo frio tem aquecimento de 1200 Watts, função de Ionizador e ventilador, tem funções de Timer e movimentação das paletas frontais distribuindo o ar no ambiente aparelho conta com reservatório de cerca de 7 litros de água que dá mais tranquilidade durante a noite sem a necessidade de re – abastecimento durante a madrugada.
Em meus testes nunca necessitei de completar durante a madrugada porém em locais com umidade relativa do ar muito baixa isso talvez pode acontecer eu pelo menos nunca precisei.
O volume de ar do aparelho é de 350 M³/H ou seja é potente, mas ao meu ver ainda tem pouca potencia diante de alguns outros equipamentos que pude testar, não pense que vai poder deixar o ventilador de lado e usar somente ele como seu ventilador porque não vai, não chega nem perto do sopro de vento que um ventilador convencional tem, acho que isso se deve pelo fato de que seu ventilador interno é horizontal como naqueles ventiladores de coluna.
O aparelho também é pequeno ou seja baixo e para aqueles que tem camas mais altas não vão poder sentir seu vento diretamente por conta disso no meu caso eu sempre coloco uma caixa plastica que meu filho guarda os brinquedos para apoiar ele porque só assim a altura fica legal e o vento pode chegar diretamente a mim e ter uma melhor sensação de vento soprando.
Suas aletas de ventilação se movem quando se é pressionada a tecla “swing” no aparelho outras aletas que se tem internamente podem ser movimentadas para cima e para baixo a fim de se direcionar o ar nessas posições, enquanto as aletas móveis são para movimentar lateralmente para direita e esquerda, nesse quesito para mim faltou uma regulagem de velocidade dessas aletas, ao meu ver elas se movem muito rápido.
Em relação ao seu sistema umidificação o aparelho conta com um reservatório bem generoso cerca de 7 litros de água porém infelizmente a sua tampa do reservatório é bem pequena impossibilitando o uso de bolsas de gel congelante disponíveis em outros equipamentos, mas como se dá um jeito para tudo nessa vida eu mesmo encho de gelo porque eu congelo a água e depois dou uma quebrada nas pedras de gelo que consigo colocar no equipamento, fiz contato com o fabricante do aparelho sobre esse problema que poderia ser facilmente resolvida com a colocação de uma tampa de maior tamanho porém os fabricantes nem sequer responderam meu e – mail.
O equipamento quando em funcionamento não produz muito ruido de água nem de funcionamento de seu ventilador interno, porém não chega a ser um silencio absoluto.
O equipamento tem um sistema de ionizador que faz com que libere ions negativos e purifique o ar contra bactérias, ácaros, etc, esse item não pude avaliar com precisão porque isso a gente não vê a olho nu, mas na pratica utilizando ele meu filho não tem crises de tosse alérgica que ele tem quando eu ligo meu ventilador de parede.
Para os mais acomodados o equipamento ainda possui controle remoto total de suas funções que o tornam ainda mais comodo.
Em meus testes pude concluir que o climatizador de ar é um bom equipamento deixa o comodo da casa que ele esta com um ar muito agradável e fresco, não chega a ser um ar condicionado e por isso não deve ser comparado com tal, porém é muito eficiente em locais onde se tem a umidade do ar baixa, tenho notado que em muitas ocasiões no meu uso cotidiano quando ligo o ventilador de parede durante a noite e madrugada tenho acordado com a garganta seca.
Com o uso do climatizador a sensação de bem estar e conforto é maior e a minha garganta não acorda seca como no caso do uso do ventilador, o meu filho tem problemas de tosse alérgica que no caso do uso do ventilador acontece toda vez que ele é usado, mas com esse climatizador isso deixa de acontecer.
Procurei auxilio médico para saber sobre essa situação e realmente tem muito sentido de acordo com os médicos, levando em conta que ar que se encontra no ambiente contém poeira, e outros detritos e até ácaros ao ser ligado o ventilador isso tudo que está em suspensão no ar é jogado em nossas narinas e em contato com a mucosa do nariz começa a causar irritação, tosse , etc
No caso do climatizador essas particular de poeira, são umidificadas e ficam mais pesadas e caem ao chão quando não são retidas no filtro que existe no equipamento, de acordo com os médicos é muito aconselhável também ao se levantar durante o dia passar um pano no chão para que as partículas que ficaram no chão sejam limpas do ambiente.
Fica ai a dica para quem quer um equipamento bom com um preço bem acessível porém com algumas restrições, mas que não chegam a deixar o aparelho ruim de ser usado ou desaconselhado.