quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Nokia N91 O Patinho Feio da Nokia



Nokia N91 - Seu propósito

Pouco vendido no período em que foi comercializado, o Nokia N91, foi uma aposta ousada da Nokia que fez desse modelo um modelo conceito com intuito de ser usado grande parte do tempo para ouvir músicas, mas infelizmente seu peso e design meio avantajado o deixaram nas prateleiras.
Lançado em Abril de 2006 veio para concorrer diretamente com o Ipod Nano, por isso o aparelho conta com teclas dedicadas para música e um inovador sistema de HD interno de 4 ou 8GB que poderiam fácilmente ultrapassar 3.000 músicas.
Para tal façanha o aparelho conta com reprodução de diversos formatos de música são eles:
- MP3,
- AAC,
- AAC+,
- eAAC+,
- Real,
- WAV,
- WMA,
- M4A,
- AMR-WB
Em sua interface de botões usados para o player pode - se notar um botão logo no canto superior direito, onde se tem acesso imediato ao player de música sem a necessidade de se ter que entrar no menu do aparelho tomando tempo do usuário, logo que se entra no menu das músicas a última música tocada é visualizada.
Podem ser adicionadas listas de reprodução com facilidade e todas as músicas da biblioteca ficam separadas de acordo com várias informações como gênero musical, artista, compositor e outras informações facilitando assim sua localização e reprodução.
O som do equipamento não é um dos melhores, mas cumpre bem o seu papel, poderia ser melhorado com o uso de outros fones de ouvido quem sabe intra - auriculares que deixariam o som muito mais limpo e agradável.
O celular ainda conta com reprodução de rádio FM através do software Irádio, nesse quesito não se tem muito o que falar, rádio é rádio e cada usuário tem suas preferências por elas, mas a recepção do sinal é muito boa e cumpre bem o seu papel.

Nokia N91 - Tela e Navegação

O Nokia N91 conta com uma tela de 176X208 de resolução considerada baixa, mas que não deixa a desejar muito, conta também com 262.144 cores, na tela podem - se visualizar vídeos com boa qualidade, mas não espero muito dessas resoluções, afinal estamos falando de um celular que não tem muitos propósitos de vídeo e sim de aúdio.
Sua navegação é feita através de seu famoso Joystick que fica localizado na parte central de sua carcação, ao lado delas temos dois pares de teclas a direita e a esquerda usadas para fazer e desligar chamadas e outras duas que podem ser personalizadas de acordo com a necessidade do usuário mas são de acesso aos menus.




Logo na lateral direita do celular encontra - se a tecla de acesso ao menu e todas as funções do aparelho, já do lado esquerdo temos as teclas de volume, e o auto - falante, deslizando o flip onde estão localizadas as teclas de acesso ao player estão localizadas as teclas numéricas, ao lado direito a tecla para apagar e do lado esquerdo a tecla para método de entrada de texto.
Logo acima no aparelho pode - se notar a entrada para fones de ouvido a tecla para travar o teclado e a tecla para se desligar o equipamento e alternar entre os diversos perfis do celular, reunião, silencioso, normal, etc.
Na minha opinião o menu podia ser acessado mais fácilmente pelo joystick central, mas com jeito se pega a prática rápidamente, quem está costumado com celulares mais novos da Nokia se sente meio perdido no começo.

Nokia N91 - Conectividade

Esse fator foi um ponto que chamou muita atenção nesse celular e foi o que me fez compra - lo para testar, o aparelho possui conexão Wi - Fi se suporte a redes 802.11b e 802.11g as principais disponíveis na maior parte dos lugares hoje.
O aparelho ainda possui conexão 3G, GPRS e EDGE, e para os mais diversos usos o aparelho ainda conta com Bluetooth.
O aparelho conta com um bom navegador para internet O Nokia Mini Map Browser, mas que precisava muito ser melhorado pela sua lentidão e por conta de alguns sites não abrirem com ele, mas para isso o melhor é se fazer o download de algum navegador mais sofisticado e o problema será resolvido, no meu caso gosto de usar o Opera Mini que atende muito bem as minhas necessidades, mas isso depende mesmo do gosto de cada um.

Nokia N91 - Softwares

Como a maior parte dos celulares Nokia, e esse não podia ser diferente conta com um sistema operacional SymbiamOS 9.1 da terceira geração para ser possível o uso do HD interno, vários programas podem ser adicionados ao sistema, como o caso do navegador Opera Mini que acabei de mencionar, e para os navegadores de plantão o aplicativo do Facebook também poderá ser adicionado a lista de aplicativos.
No pacote de vendas do Nokia N91 vem incluída a Suite de Produtividade QuickOffice, o Nokia Mini Map Browser, o Nokia Lifeblog, um leitor de Adobe PDF e um software reprodutor de músicas que aproveita ao máximo as funções de leitor de música digital do celular.

Nokia N91 - Autonomia

Esse não é um dos pontos fortes desse celular ao meu ver por conta de seu disco rígido interno o aparelho gasta muita energia quando se utiliza os programas gravados nele, isso torno o uso do aparelho muito incerto, nas horas que mais se precisa o equipamento pode ficar sem bateria, a Nokia utilizou nesse equipamento um bateria de Ion - Lithium de 970mah (Bl-5c).
De acordo com o fábricante as marcas alcançadas por ele são:
Autonomia em Conversação – 240 minutos em GSM e 180 minutos em WCDMA
Autonomia em Standby – Em standby: 190 horas em GSM e 170 horas em WCDMA
Autonomia a reproduzir música – 10 horas
Nunca testei ao certo para ver se as medidas declaradas pela fábrica são verdadeiras porém no uso diário pude perceber que sem sombra de dúvidas falta um pouco mais de fôlego para o N91, que poderia ser fácilmente resolvida com uma bateria de 1500mah, mas que pode ser adaptada pelo usuário caso seja necessário, porque já existem no mercado baterias compatíveis com o modelo.

Nokia N91 - Câmera

Sua câmera não merece muita atenção, com seus 2 MP (1600 x 1200 pixéis) e 20X Zoom Digital, pode fazer fotos e vídeo com qualidade baixa, mas como já dissemos anteriormente, alguns quesitos foram deixados de lado por conta do equipamento não ter esse principio e sim o principio musical para que foi projetado.
Se sua intenção e não deixar com que aquele momento passe desapercebido e só quer relembrar o momento pode - se tirar fotos com esse celular, mas se busca algo mais profissional esse com certeza não seria a melhor opção.

Nokia N91 - Dimensões

E aparelho não é um ícone nesse quesito mas causa um certo impacto para que o vê tem - se a impressão de um aparelho que impõe respeito, sua carcaça é de alumínio polido e é muito rico em detalhes cromados, nos faz lembrar o file Matrix...ele é muito futurista, pelo menos ao meu ver segue as dimensões do aparelho:
Peso – 164 gramas
Dimensões – 113,1mmX55,2mmX22mm

Conclusão

Para se utilizar com um celular no dia - a - dia onde se pode ouvir uma boa música e para fazer algumas ligações e conexão com a internet esse parece ser um bom celular, o que realmente é muito chato é o fato de que toda a vez que chegar em casa terá que por ele para carregar em seu carregador de mesa, que por sinal é muito bonito.
Seu peso o torna um celular para andar na mochila ou pasta de trabalho, as mulheres mais ousadas vão gostar do modelo e não vão se sentir nem um pouco incomodadas em carrega - los nas bolsas, mas isso não chega a ser tão inconveniente, mas não é agradável também
Como o sistema de Hd interno é inovador para o modelo o sistema ainda dá suas travadas e tem muitos bugs com os diversos formatos de músicas, mas vai sem muita chateação, em meus testes achei ele meio lentãooo mas em outras situações seu processador Dual 9 da ARM de 220MHz cumpre bem o seu papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário